Futsal Formação certificado com 2 estrelas

Na sequência da candidatura apresentada à Federação Portuguesa de Futebol para certificação do nosso departamento de formação de Futsal, o Clube viu no passado dia 31 de julho ser-lhe atribuída a categoria de Escola de Futsal com 2 estrelas

O Clube recebeu pela primeira vez na sua história uma distinção relativa ao trabalho desenvolvido numa determinada área, com uma pontuação fantástica de 70 pontos em 100 possíveis a nossa Formação atingiu as 2 estrelas. Em termos de totais nacionais das 252 candidaturas enviadas o Clube ficou no 44º lugar da geral e no 8º lugar dos clubes com a distinção de 2 estrelas.
O que torna o feito ainda mais importante é o facto de esta pequena Vila no coração do Alentejo, ser o primeiro e único Clube no Baixo Alentejo na modalidade de futsal com esta distinção e a nível regional existem mais 2 clubes já certificados (ambos da cidade de Évora, a saber: Internacional SC (melhor classificado das Escolas de Futsal com 2 estrelas) e a Associação Moradores do Bairro da Torregela (20º classificado nas Escolas de Futsal com 2 estrelas). Existem ainda mais cinco clubes cujo processo não foi concluído.
Fica a promessa de que em 2020/2021 manteremos a qualidade comprovada e daremos o passo para tentarmos atingir o patamar seguinte.
Esta valorização por parte da Federação Portuguesa de Futebol vem dar ao nosso GDC Baronia maior responsabilidade no serviço que queremos ser de excelência,
Esta distinção sendo ao Clube, é toda ela uma vitória de TODOS os atletas, pais, técnicos, colaboradores e patrocinadores que no dia-a-dia fazem com que o GDC Baronia seja especial e diferenciado, e que vos deve encher de orgulho.

 

O que é o processo de Certificação do Clubes?

O processo de recenseamento de Escolas de Futebol, Futsal e Centros Básicos de Formação de Futebol (CBFF), para todos os clubes e entidades com atividade de futebol na qual existam praticantes federados ou não federados, de acordo com o DL 45/2015, de 9 de Abril, promovido pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em parceria com as associações distritais.

“Neste sentido, a FPF conta com o apoio de todos os Clubes e Associações Distritais e Regionais na divulgação e consciencialização da importância de um processo que representa não apenas mais um passo no trabalho conjunto de desenvolvimento do futebol português, mas também um auxílio efetivo a todos os pais que pretendem fazer uma opção segura na hora de escolher uma Entidade onde os seus filhos possam praticar um desporto que se confunde com a identidade do país.”

Os principais objetivos do Processo de Certificação Global e Integrado são:

  • Dar seguimento aos imperativos legais, de acordo com o previsto na Lei nº 54/2017, de 14 de Junho (…)
  • Melhorar, de forma gradual, a qualidade do processo formativo dos jovens praticantes de futebol, em todas as vertentes, estimulando e apoiando todas as entidades que desenvolvem atividade na modalidade, até aos 19 anos.
  • Melhorar a qualidade organizacional e formativa dos Clubes.
  • Assegurar o respeito pelas regras de proteção da saúde e segurança dos participantes, bem como o cumprimento das regras técnicas da modalidade (Dec. 45/2015, de 9 de Abril …)
  • Regular e recensear todas as entidades com atividade de futebol até aos 19 anos.
  • Registar todos os jovens praticantes na modalidade de futebol.
  • Reconhecer a existência de CBFF.
  • Certificar Escolas de Futebol, em 1 e 2 Estrelas.
  • Certificar a qualidade do processo formativo das Entidades Formadoras, em 3, 4 e 5 Estrelas.

 O Processo de Certificação da FPF estará disponível a para todas as entidades que disponibilizem a atividade de futebol e futsal para praticantes até aos 19 anos, apresentando diferentes níveis de exigência, consoante as características específicas de cada entidade, as quais poderão ser certificadas, como Entidades Formadoras com 5, 4 ou 3 estrelas, Escolas de Futebol com 2 ou 1 estrela, enquanto os CBFF podem ver a sua atividade reconhecida pela FPF.

Certificação de acordo com o nível de qualidade global do seu processo de formação:

  • Centros Básicos de Formação de Futebol (CBFF) – entidades que disponibilizam a atividade de futebol e futsal para os seus praticantes, com as condições mínimas de segurança e apoio / assistência.
  • Escolas de Futebol – entidades sobretudo vocacionadas para o incremento, ensino e desenvolvimento dos praticantes. Dentro deste grupo de entidades podem encontrar-se algumas que, não o tendo como principal propósito, acabam por conseguir criar condições para formar praticantes para os mais elevados níveis competitivos.
  • Entidades Formadoras – entidades sobretudo vocacionadas e com potencial para formar praticantes para os mais elevados níveis competitivos, nomeadamente para a sua equipa principal, sendo esse o seu principal objetivo.

 

O Modelo de Certificação de Entidades Formadoras assenta na avaliação da atividade de uma Entidade Desportiva, de acordo com os seguintes 9 critérios:

  • Critério 1 – Planeamento e Orçamento
  • Critério 2 – Estrutura Organizacional
  • Critério 3 – Recrutamento
  • Critério 4 – Formação Desportiva
  • Critério 5 – Acompanhamento Médico-Desportivo
  • Critério 6 – Formação Pessoal e Social
  • Critério 7 – Recursos Humanos
  • Critério 8 – Instalações
  • Critério 9 – Produtividade

Todos os clubes classificados após o recenseamento podem se candidatar ao Processo de Certificação da FPF de acordo com os Princípios Orientadores e Requisitos Mínimos de Acesso.

  • Requisitos Mínimos de Acesso – condições mínimas para que uma Entidade possa candidatar-se a determinado nível de Certificação. Estão definidas em 3 níveis diferentes: (1) para Entidades Formadoras de 4 e 5 estrelas; (2) para Entidades Formadoras de 3 estrelas; (3) para Escolas de Futebol de 1 ou 2 estrelas.
  • Critérios Obrigatórios – conjunto de critérios, perfeitamente definidos e identificados no Manual de Certificação, que têm obrigatoriamente que ser cumpridos para obter a classificação associada a cada nível de Certificação. Estão definidos em 4 níveis diferentes: (1) para Entidades Formadoras de 4 e 5 estrelas; (2) para Entidades Formadoras de 3 estrelas; (3) para Escolas de Futebol de 1 ou 2 estrelas; (4) para CBFF.
  • Pontuação Global – soma de todos os pontos obtidos através do cumprimentos dos diversos critérios/ subcritérios definidos pelo Manual de Certificação. Em conjugação com os Requisitos Mínimos de Acesso e os Critérios Obrigatórios, definirão a posição final da Entidade Candidata no Processo de Certificação.

Um website emjogo.pt